top of page
Infográfico: sobrepesca
Superlativando: E se os peixes dos oceanos acabassem?

Overfishing

Na língua portuguesa o termo "Overfishing" significa "Sobrepesca". A "Sobrepesca" é uma prática não-sustentável da pesca, que resulta em uma degradação geral do ecossistema. A pesca excessiva ocorre quando os peixes e outras espécies marinhas são capturados mais rápido do que eles podem se reproduzir. Isso não só destrói o ecossistema marinho, ele também põe em risco a segurança alimentar de mais de um bilhão de pessoas. De acordo com a FAO, "uma em cada cinco pessoas no planeta depende de peixes como a principal fonte de proteína" (DISTANCE LEARNING, 2013).

 

A Seção

Iremos trazer a tona uma série de discussões ambientais que tenham como pano de fundo a proteção dos recursos naturais marinhos e as relações entre os seres humanos e o mar.

 

A Logo

O espadarte sobre o fundo vermelho simboliza os peixes que vem sofrendo com a sobrepesca. O golfinho e a tartaruga, representam o que chamamos de bycatch, ou captura acidental. Devido o aumento crescente da atividade pesqueira no mundo, espécies desses dois grupos (mamíferos aquáticos e répteis), têm sofrido cada vez mais capturas acidentais, sendo descartados logo após a captura, muitas vezes mortos e outras tantas machucados.

"A sobrepesca não é algo distante e que irá acontecer, é um fato que está acontecendo. 

 

Em conversas com diversos alunos, muitos deles pescadores artesanais, ouvi falar da dificuldade que possuem em ter uma boa produtividade e que em decadas atrás as coisas eram bem mais fáceis (leia-se, fartas)."

LEIA MAIS

"A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura estima que mais da metade dos recursos haliêuticos (aqueles que provêm da pesca) do mundo estão totalmente explorados.

 

A pesca industrial já reduziu o número de peixes grandes do oceano para apenas 10 por cento da sua população pré-industrial, e um adicional de 3/4 dos estoques de peixes do mundo estão sendo colhidos mais rapidamente do que eles podem se reproduzir."

 

LEIA MAIS

Em 05 de abril de 2013, o mergulhador e naturalista Laurent Ballesta, acompanhado por uma equipe de mergulhadores de profundidade, pesquisadores do Instituto Sul-Africano de Biodiversidade Aquática (SAIAB) e seis cientistas do Muséum National d'Histoire Naturelle (MNHN - Museu Nacional de História Natural, em Paris) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - Centro Nacional de Pesquisa Científica) da França, partiu para a África do Sul por 40 dias de mergulhos para encontrar um animal mítico: o celacanto...

 

LEIA MAIS

Nunca imaginei uma iniciativa tão interessante quanto essa. Ouvimos muito dizer que o GOOGLE, o maior site de busca do mundo, ganha por clique em links patrocinados, mas você já pensou em quantas árvores poderiam ser plantadas ao longo do ano por cada busca realizada? O Ecosia é assim. Assim, como qualquer outro motor de busca, o Ecosia ganha dinheiro com anúncios, que são exibidos ao lado dos resultados de busca. Ecosia então doa pelo menos 80% dessa renda com um programa de plantio de árvores no Brasil.

 

LEIA MAIS

Projeto Gombessa
Plantando árvores a cada busca

A seção "Overfishing"

Requiem 2019

A última baleia azul restante vê olhos nos olhos com o seu único inimigo, a humanidade. Esse belo vídeo foi dirigido por Rutger Hauer & Sil van der Woerd, que sentiu um desejo de chamar a atenção para a caça das baleias em curso.

 

Se você ama as baleias e os oceanos como nós, por favor, compartilhe esta página! Além de compartilhar, clique aqui e veja que ações você pode tomar mesmo estando longe das regiões onde se pescam as baleias.

Artigos Recentes

Lista vermelha de peixes vendidos nos supermercados portugueses (e do Brasil) que podem provir de pescarias não sustentáveis.

 

Entenda o porquê estes peixes estão na lista vermelha das espécies ameaçadas.

 

LEIA MAIS

Em 2001, foi publicado um estudo científico que alertou o mundo para o declínio crescente das reservas de peixe a nível mundial, verificado a partir dos anos 80. Desde então, as notícias sobre o estado dos oceanos foram piorando progressivamente. No entanto, a gestão das pescarias continuava condicionada aos interesses económicos das grandes indústrias de pesca, com poucas ou nenhumas medidas a serem tomadas para prevenir o colapso irreversível das reservas de peixe.

 

LEIA MAIS

Retalhistas (varejistas) lideram movimento global para mercados de peixe sustentável
Lista vermelha de peixes

Imagens em destaque

ONGs & Iniciativas Ambientais

OVERFISHING     ARTIGOS     PROJETOS AMBIENTAIS     VÍDEOS

Notícias ambientais

bottom of page