top of page

Infográfico: Sobrepesca

A sobrepesca é uma prática não-sustentável da pesca, que resulta em uma degradação geral ao ecossistema. A pesca excessiva ocorre quando os peixes e outras espécies marinhas são capturados mais rápido do que eles podem se reproduzir. Isso não só destrói o ecossistema marinho, ele também põe em risco a segurança alimentar de mais de um bilhão de pessoas. De acordo com a FAO, "uma em cada cinco pessoas no planeta depende de peixes como a principal fonte de proteína."

Exploração dos Estoques de Peixes

 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura estima que mais da metade dos recursos haliêuticos (aqueles que provêm da pesca) do mundo estão totalmente explorados: 52 por cento são plenamente explorados, enquanto 20 por cento estão moderadamente explorados, e 17 por cento são sobre-explorados. Os 7 por cento destaca unidades populacionais de peixes que estão totalmente esgotadas, mas uma esperança de um por cento está se recuperando do esgotamento.

 

 

Figuras duvidosas (Fauna acompanhante)

 

A introdução de novos barcos-fábrica levou a um crescimento de 7 por cento das capturas por ano durante as décadas de 1950 e 1960. Navios de pesca modernos pegam quantidades enormes de peixes indesejados e de outras espécies marinhas. Cerca de 8 a 25 por cento da captura total global é descartada e lançada ao mar, e 27 milhões de toneladas de peixe são jogados fora a cada ano, o equivalente a 600 Titanics totalmente preenchidos.

 

90 por cento de todos os grandes peixes predadores (incluindo atum, tubarão, peixe-espada, bacalhau e alabote) sumiram. Os cientistas prevêem que, se as tendências atuais continuarem, alimentos provenientes da pesca poderão entrar em colapso completo no mundo em 2050. Outras declarações feitas por Pavan Sukhdev do Programa Ambiental da ONU fala com pesar sobre o resultado surpreendente da continuação das práticas da sobrepesca: "Estamos em uma situação em que daqui a 40 anos, efetivamente, não haverá peixe."

 

 

A sobrepesca levou o atum do Pacífico para um chocante 96,4 por cento contra os níveis não pescados. A pesca industrial já reduziu o número de peixes grandes do oceano para apenas 10 por cento da sua população pré-industrial, e um adicional de 3/4 dos estoques de peixes do mundo estão sendo colhidos mais rapidamente do que eles podem se reproduzir.

 

 

Como posso ajudar? 

 

Segundo o site Save Our ​​Seas, "prevenir a sobrepesca é bastante simples: em primeiro lugar, os limites sobre o número de peixes capturados devem ser estabelecidos para a pesca individuais cientificamente determinado, e esses limites devem ser aplicados; em segundo lugar, os métodos de pesca responsáveis ​​pela maior parte das capturas acessórias ou devem ser modificados para torná-los menos prejudiciais, ou torná-los ilegais; e em terceiro lugar, as peças-chave do ecossistema, tais como locais de desova vulneráveis ​​e recifes de coral, devem ser totalmente protegidos."

 

_______________________________

Texto adaptado e editado pelo Prof. M.Sc. Ticiano Alves

 

Fonte: DitanceLearning (2013)

OVERFISHING     ARTIGOS     PROJETOS AMBIENTAIS     VÍDEOS

bottom of page