top of page

Projeto Gombessa

"O celacanto foi pensado para ter sido extintas com os dinossauros. Redescoberto em 1938, é narrada aqui em uma conta fotográfico raro." (National Geographic, 2011)

Em 05 de abril de 2013, o mergulhador e naturalista Laurent Ballesta, acompanhado por uma equipe de mergulhadores de profundidade, pesquisadores do Instituto Sul-Africano de Biodiversidade Aquática (SAIAB) e seis cientistas do Muséum National d'Histoire Naturelle (MNHN - Museu Nacional de História Natural, em Paris) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - Centro Nacional de Pesquisa Científica) da França, partiu para a África do Sul por 40 dias de mergulhos para encontrar um animal mítico: o celacanto.

 

Conhecido nessa área como "gombessa", este pacífico gigante de 2m de comprimento, considerado extinto a 70 milhões anos e redescoberto vivo em 1938, é considerado a maior descoberta zoológica do século XX:

 

- tem características representantes da transição de peixes para os primeiros vertebrados terrestres com quatro patas;

 

- ele é, com suas barbatanas lobe-like e pulmão primitivo, a vida e relíquia inesperada do mar cerca de 370 milhões de anos atrás.

 

Os celacantos desencadearam debates acalorados durante quase um século entre criacionistas e cientistas. Este é provavelmente o animal selvagem que foi o mais deliberado no mundo, ainda não sabemos quase nada sobre o seu comportamento. Como uma espécie ameaçada de extinção que vive a mais de 100 metros de profundidade, muito poucas observações diretas foram feitas até agora.

 

A Expedição Gombessa é o resultado de dois anos de planejamento: científico, logístico e de pessoal. Uma vez em contato com o celacanto vivo, a expedição vai fazer novas observações e experiências científicas. Para interagir com esta lenda viva, Laurent Ballesta e sua equipe de mergulhadores irão explorar as cavernas Jesser Canyon todos os dias. A uma profundidade de 120m, a cada minuto no fundo é reembolsado por longas horas de descompressão antes de os mergulhadores poderem subir à superfície.

 

OVERFISHING     ARTIGOS     PROJETOS AMBIENTAIS     VÍDEOS

_________________________

Texto adaptado e editado pelo Prof. M.Sc. Ticiano Alves

 

Fonte: SAIAB

"Esta é a capa da revista Nature desta semana, que traz uma foto relacionado ao estudo do genoma do celacanto." (HERTON ESCOBAR, 18/04/2013)

Mais sobre o Projeto Gombessa
bottom of page