top of page

O que significa Azimute

Na navegação astronômica utilizamos os Azimutes verdadeiro, polar e quadrantal.  O Azimute verdadeiro se refere ao ângulo formado entre o Astro projetado no horizonte e o norte verdadeiro. O Azimute polar tem como referência o pólo elevado, ou seja o pólo mais próximo onde se encontra o navegador, em função de sua  latitude. Já o Azimute quadrantal está associado ao quadrante onde se encontra o Astro em relação ao pólo elevado do navegador.


Nesse texto quero falar um pouco sobre o Azimute verdadeiro. Sua utilização principal na navegação é de servir como referência para correções de desvios das agulhas magnéticas. Sabendo-se qual o Azimute do Sol no nascer ou no ocaso, pode-se calcular os desvios da agulha facilmente.

 

Todos os dias, em função da variação da declinação do Sol para norte ou para Sul do Equador celeste, o Azimute no nascer e no pôr do Sol sofre uma alteração, fazendo com que vejamos o Sol nascer mais a norte ou mais a sul. Hoje, por exemplo, dia 12/12/2012, a declinação do Sol está um pouco mais de 23º Sul, fazendo com que vejamos o Sol nascer mais a sudeste (Na latitude 15º S o azimute no nascer do Sol está por volta de 114º). Se quisermos saber qual será o azimute no pôr do Sol, tendo o valor referente ao nascer, basta diminuirmos o valor do azimute no nascer do Sol de 360º.

 

Isso serve também para quem quer construir um imóvel que seja nascente ou poente, pois dependendo da localização, e do desenho da planta do imóvel, é aconselhável que se faça essas observações para saber com antecedência qual será a posição do Sol no decorrer do ano.

 

Na página 06 do Capítulo 43 do livro "Navegação: a ciência e a arte" (Miguens), encontramos uma tabela com os azimutes do Sol no nascimento e no ocaso para todos os meses do ano. Vale a pena conferir!

________________________________________________________

Autor: Capitão Mucuripe

Responsável pela Seção "Sextante- Navegando pelas estrelas"

Gerente da FanPage do Rumo Magnético

 

Altura e azimute do Sol.

Fonte: NAUTILUS, 2013

HOME     ARTIGOS     MULTIMÍDIA

SEXTANTE

bottom of page