top of page

Quem foi Bowditch?

 

 

Sou professor de Ciências Náuticas do Instituto Federal da Paraíba - IFPB há quase cinco anos. Desde o dia em que conheci Bowditch, não pessoalmente, é claro, tenho gastado a primeira aula do primeiro dia das disciplinas de Navegação Marítima, para contar a fantástica história deste senhor.

 

Altineu Pires Miguens, autor da série clássica "Navegação: a Ciência e a Arte", escreve o seguinte na introdução do volume I:

 

"A forma proposta para o livro foi a de um Manual, isto é, uma obra contendo apenas as noções essenciais acerca dos assuntos, sem profundas considerações teóricas. Ademais, pretende-se que o Manual seja, tal como o BOWDITCH, um 'epítome da navegação', ou seja, um resumo da doutrina e do saber acumulado de navegação na nossa Marinha."

 

Foi neste momento, que tive a curiosidade de buscar saber o que era Bowditch. Depois descobri que não se tratava do que, mas sim de quem. E aí veio a pergunta: Quem foi Bowditch?

posições relativas a bordo

Bowditch é o sobrenome de Nathaniel, marinheiro do século XVIII que efetuou grandes avanços na navegação e ajudou a trazer a matemática Européia para a América. Bowditch nasceu em Salem no ano de 1773. Ele foi educado até os 10 anos de idade, quando teve que ir trabalhar na tanoaria de seu pai. Dois anos mais tarde, ele se tornou aprendiz em um local de fabricação e comercialização de embarcações, mais especificamente em uma loja especializada em mantimentos e suprimentos náuticos. No entanto, seu amor pelo estudo nunca o abandonou e na hora em que não estava trabalhando, estudava sozinho latim, francês, matemática, incluindo álgebra e cálculo, bem como ciência e astronomia. Quando deixou de ser aprendiz em 1795, partiu para a primeira de suas cinco viagens para as Índias Orientais. Quando no mar, ele continuou a estudar, aprofundando seus conhecimentos de navegação, fazendo as medições lunares e enchendo cadernos com suas observações.

 

 

Durante suas viagens Bowditch teve suas anotações documentadas pelo inglês John Hamilton Moore, através da publicação "The Pratical Navigator". Mais tarde Bowditch viria a escrever o seu próprio manual de navegação, "The New American Practical Navigator", que também incluiu tabelas de marés, tabelas astronômicas, as funções dos oficiais e um livro sobre navegação. Publicado pela primeira vez em 1802, o livro tornou-se a bíblia do marinheiro e foi muitas vezes referido simplesmente como um "Bowditch". Foi atualizado e republicado várias vezes durante a vida de Bowditch. Direitos do livro foram comprados em 1866 pelo Governo Federal do Estados Unidos, que continua a publicar o livro hoje. A edição mais recente foi publicada em 2002. Durante os dois últimos séculos, foram mais de 75 edições e quase um milhão de cópias.

 

Enquanto estava no mar, Bowditch conseguiu trabalhos cada vez mais importante, e em sua quinta viagem foi mestre e proprietário de parte do navio. Depois desta viagem retornou para Salem, onde continuou seus estudos matemáticos e entrou no negócio de seguros. Bowditch tornou-se presidente da "Essex Fire and Marine Insurance Company", uma companhia de seguros do setor marítimo.

No ano de 1823 mudou-se para Boston, onde viveu por 15 anos, vindo a falecer no dia 16 de Março de 1838, com apenas 65 anos de idade.


Agora, logo abaixo, eu trago duas diferentes edições do livro de Bowditch. A primeira é uma edição de 1821, digitalizada pela GOOGLE e disponibilizada para visualização completa através do GOOGLE BOOKS. A outra edição é de 2002, e assim como a anteriormente citada, fora digitalizada pelo GOOGLE e disponibilizada no GOOGLE BOOKS, porém, em versão para visualização parcial.

 

__________________________________________________________

Comentários e texto adaptado:

Professor M.Sc. Ticiano Alves

Editor-chefe do Rumo Magnético

 

 

Fonte:

GOOGLE. Google Books. <books.google.com.br>. 2012

MARITIME HISTORY OF MASSACHUSETTS. Nathaniel Bowditch House. <www.nps.gov/nr/travel/maritime/bow.htm>. 2012.

 

 

bottom of page