top of page

Oceanografia - Conceitos e importância

 

Para introduzir a temática "Oceanografia" trarei alguns conceitos, classificação e importância.

 

Os oceanos e mares cobrem a maior parte da superfície terrestre e estão ligados entre si, formando uma massa líquida única e possibilitando dessa maneira a navegação marítima. Portanto, conhecer os fenômenos e elementos que auxiliam no entendimento da oceanografia, ajudará o navegante a executar a sua derrota (trajetória executada na navegação) de forma mais segura, precisa e eficiente.

 

"OCEANOGRAFIA é um ramo da ciência da Terra que estuda os processos físicos, químicos, biológicos e geológicos que ocorrem nos oceanos e mares."

posições relativas a bordo

__________________________________________________________

Edição e Comentários:

Professor M.Sc. Ticiano Alves

Editor-chefe do Rumo Magnético

 

Fonte:

ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO - Marinha do Brasil. Meteorologia e Oceanografia. Módulo 4. Ensino a Distância. Rio de Janeiro. 1997.

 

Fonte: WIX

Classificação da Oceanografia

 

Existem diversos tipos de classificação da Oceanografia, contudo iremos focar em apenas uma, por ser mais simples e menos técnica.

 

Física - ramo que estuda os elementos físicos atuantes nos mares e oceanos, como ondas, formação de praias, ilhas, entre outros.

Química - ramo que estuda a composição da água do mar.

Biológica - ramo que estuda os seres subaquáticos.

 

Importância da Oceanografia

 

Oceanos e mares cobrem a maior parte da superfície da Terra, formando uma única massa líquida e permitindo o transporte de pessoas e o comércio. Exploração racional de riquezas animais, vegetais e minerais disponíveis. 

 

Os Oceanos

 

"São grandes massas de água líquida que envolvem os continentes."

 

É comum a confusão no uso das terminologias Oceano e Mar. Dois elementos que os diferenciam são extensão e profundidade. Os oceanos possuem maior extensão e profundidade. Vamos ver a extensão dos três principais oceanos:

 

  • Oceano Pacífico - 165.384.000 km2;

  • Oceano Atlântico - 82.217.000 km2;

  • Oceano Índico - 73.481.000 km2.

 

Existe ainda o oceano Glacial Ártico, ao redor do Pólo Norte e o Glacial Antártico, que banha o Pólo Sul.

 

Os Mares

 

 

"São massas de água líquida e salgada, mas de menor extensão e menor profundidade, geralmente localizadas às margens dos oceanos, próximo dos continentes."

 

Vamos conhecer agora alguns tipos de Mares:

 

  • Abertos – localizados ao longo das costas litorâneas, esses mares comunicam-se diretamente com o oceano. Exemplos: Mar da China e Mar do Norte. 

 

  • Interiores – localizam-se no interior dos continentes e comunicam-se com o oceano por meio de passagens chamadas estreitos. Exemplo: Mar Mediterrâneo.

 

  • Fechados – localizam-se no interior de continentes, sem se comunicarem com outros mares ou oceanos. Diferenciam-se do lagos por terem água salgada. Exemplo: Mar Cáspio. 

posições relativas a bordo
posições relativas a bordo

Ilha. Fonte: WIX

Navio de Cruzeiro. Fonte: WIX

Relevo litorâneo acidentado.

Fonte: WIX

posições relativas a bordo
bottom of page