Revista Milha Náutica - Ano01 Nº00 - 2012

EDITORIAL

É com muita honra que colocamos a disposição de todos que estudam, trabalham e se dedicam as atividades pesqueiras, marítimas e portuárias, a primeira edição da Revista Milha Náutica, do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima-CRPNM do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB. Temos enfrentado muitos desafios, mas como mencionado por John A. Shedd “Um navio está seguro no porto - mas os navios não são feitos para isso...”. Nossa embarcação abriga muitos sonhos, mas também muitos resultados concretos, de muitas narrativas de vidas que se transformaram após terem passado pelo CRPNM. No início éramos poucos, agora a “tripulação dessa embarcação” aumentou e consequentemente novos rumos estão sendo traçados, com muita precisão, embora haja sempre variações ao longo do cruzeiro, às vezes causadas pelo “mau tempo”, o que é natural. Temos uma equipe que ama o que faz, e isso certamente faz toda diferença. O profeta Isaias 43:13, nos deixou sábias palavras, para aqueles que sabem que nada é impossível “Agindo Deus, quem o impedirá?” É nesse espírito de amor, de fé e de esperança, que conseguimos chegar até aqui e da mesma forma seguiremos avante, com a proa direcionada de forma a percorrer sempre novos destinos. Chegamos a um novo porto, o Memorando de Entendimento assinado entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Marinha do Brasil (MB), e por isso, os Institutos Federais poderão ministrar cursos para o 1º, 2º e 3º grupos, Marítimos, Fluviários e Pescadores, respectivamente. Nessa edição, temos a satisfação de anunciar a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima-CRPNM e o Diretoria de Portos e Costas - DPC da Marinha do Brasil-MB, que possibilitará a oferta de cursos do 3º grupo, pescadores. Para finalizar, temos que agradecer: primeiro a Deus, por tudo; a equipe do CRPNM; a SETEC/MEC que um dia despertou para a necessidade de implantar no Nordeste do Brasil um Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima; ao IFPB que conseguiu ganhar a chamada pública e sempre apoiou o CRPNM que já é Referência para o mundo; ao Porto de Cabedelo (Cia Docas); a Marinha do Brasil; o Ministério da Pesca; o Governo do Estado da Paraíba; a Prefeitura de Cabedelo e a todos que junto com o CRPNM fazem parte desse cruzeiro. Boa Leitura!

_________________________________________

Alexandre Ribeiro

Responsável pelo Programa Eu e o Mar

Membro da Associação Paraibana de Astronomia

SUMÁRIO DA EDIÇÃO

O CRPNM

04 A História do CRPNM

06 Os Cursos do CRPNM

08 Educação Profissional para Inclusão do Pescador

10 Mulheres Mil

11 Projetos de Pesquisas

12 Programa Eu e o Mar

14 Programa Sagres

NAVEGAÇÃO MARÍTIMA

16 O que vem a ser milha náutica?

LEGISLAÇÃO AQUAVIÁRIA

18 As Convenções da OIT ratificadaspelo Brasil no setor marítimo,portuário e da pesca - Parte 1:Situação do Trabalho do Menor

CAPA

21 Instituto Federais ofertarão cursos para aquaviários