Marcações

Fundador e Editor-Chefe do Rumo Magnético

Coordenador do Programa Sagres / CRPNM / IFPB

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

• MIGUENS, P. A. Navegação: a Ciência e a Arte. Volume I - Navegação Costeira, Estimada e em Águas Restritas. 1996.

CRÉDITO DAS IMAGENS:

• TICIANO ALVES. Marcações Verdadeira, Magnética, da Agulha, Relativa e Polar. <www.rumomagnetico.com>. 2011.

Marcação pode ser definida como o ângulo formado entre uma direção de referência e a linha de visada. A linha de visada é uma linha imaginária que liga o navegante ao objeto observado (farol, ponta, ilha e outros). O tipo de marcação irá ser alterado de acordo com a direção de referência que se deseja usar.

A escolha da marcação que se pretende usar varia de navegante para navegante. Com o tempo, as marcações ficarão mais fáceis de serem feitas e o navegante saberá escolher a que te trará resultado mais rápido.

Vamos então conhecer os diversos tipos de marcações e seus usos.

Marcação Verdadeira (Mv)

A Marcação Verdadeiro é definida como o ângulo formado entre o Norte Verdadeiro (Nv) e a linha de visada. É contada de 000° a 360° no sentido horário.

Marcação Magnética (Mmg)

A Marcação Magnética é definida como o ângulo formado entre o Norte Magnético (Nmg) e a linha de visada. É contada de 000° a 360° no sentido horário.

Marcação da Agulha (Mag)

A Marcação da Agulha é definida como o ângulo formado entre o Norte da Agulha (Nag) e a linha de visada. É contada de 000° a 360° no sentido horário.

Marcação Relativa (Mr)

É o ângulo formado entre a linha de proa da embarcação e a linha de visada. É contada no sentido horário de 000° a 360° a partir da proa da embarcação.

Marcação Polar (Mp)

É o ângulo formado entre a linha de proa da embarcação e a linha de visada, indo até 180° para bombordo (BB) ou boreste (BE).

Marcação Verdadeira

Marcação Magnética

Marcação Relativa

Marcação da Agulha