top of page

O Rumo Magnético sabendo da importância que os livros tem para a composição presente e futura da história das navegações no mar, criou uma seção especial onde serão recomendados livros não-técnicos mas de importância substancial para a àqueles que vivem do mar e no mar.

As Janelas do Paratii*

 

"Pelas janelas de um barco faz-se o mundo passar. Que me desculpem os entendidos com seus rigores técnicos e nomes precisos - mais do que escotilhas, gaiútas ou vigias, o meu barco tem porta e janelas. Sete, grandes e claras, por onde, trabalhando as velas e juntando milhas, fiz passar as latitudes e paisagens que procurei. E uma porta, por onde passei mais vezes do que sei. Sete janelas, uma para cada mar, voltadas para os lados e para a frente, que transformaram distâncias em tempo, fizeram do desconhecido o seu porto e, ao final, não se fecharam em porto nenhum."

 

*Livro em falta

 

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Literatura do Mar >>

Paratii entre dois Pólos

 

"Bem-vindo a bordo. Você vai começar a fazer uma viagem inesquecível. Aliás, duas viagens. Uma, calma, saborosa, sem sobressaltos ou tédio. A outra, plena de aventuras, repleta de emoções, rumo ao desconhecido. Ambas têm como comandante uma figura rara. Alguém capaz de navegar com rara competência pelo mundo das letras e pelos oceanos do mundo. Amyr Klink é mesmo um brasileiro notável. Como poucos sabe viver experiências incomuns, o que por si só justifica uma existência. Além disso, é também extremamente talentoso para contar sua epopéia."

 

​Para adquirir o livro (Livraria Saraiva)

​Para adquirir o livro (Submarino)

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

100 dias entre céu e mar

 

""Cem Dias Entre Céu e Mar", é o relato de Amyr Klink de sua travessia do oceano Atlântico a bordo da "lâmpada flutuante" (o apelido que ele deu a seu minúsculo barco à remo), é bem mais o registro de uma façanha esportiva. Uma intensa poesia atravessa todo esse livro: nas conversas com os objetos a bordo e com os dourados e tubarões que lhe fazem companhia, na esplendida visão de uma baleia que surge sob o barco no meio da noite; ou ainda na forma como procura enxergar o tempo, na numeração do cardápio, nas páginas do diário, nos fins de semana, nas dobras da carta, onde ia anotando pacientemente dia-a-dia as agruras e alegrias da viagem. Ao lado da qualidade épica com o meio natural aprendida no convívio com a cultura caiçara do nosso litoral, aliada em seus projetos ao que existe de mais avançado no mundo da tecnologia. E é bem essa mistura de valores tradicionais e ousadia, que sustenta este navegador em seus difíceis desafios."

​​Para adquirir o livro (Livraria Saraiva)​

​​Para adquirir o livro (Submarino)​

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

100 dias entre o céu e mar - bolso

 

"Navegando ao lado dos peixes, entretendo conversas com gaivotas e tubarões, remando no meio de uma creche de baleias, Cem dias entre céu e mar é o relato de uma travessia absolutamente incomum: mais de 3500 milhas (cerca de 6500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. Verdadeira odisséia moderna, neste livro Amyr Klink transporta o leitor para a superfície ora cinzenta, ora azulada do Atlântico Sul, tornando-o cúmplice de suas alegrias e seus temores, ao mesmo tempo em que narra, passo a passo, os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a extraordinária viagem."

 

​​Para adquirir o livro (Livraria Saraiva)​

​​Para adquirir o livro (Submarino)​

 

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Linha-d'agua - Entre estaleiros e homens do mar

 

"A história em torno da qual giram as várias outras histórias deste livro é a da construção, lançamento e navegação do Paratii 2, 'um barco simples como canoa e cargueiro como navio'. E a busca dessa simplicidade e dessa amplidão demanda um tempo que no mar é sempre escasso, um tempo que aflige enquanto não produz resultado, mas que permite armazenar na memória tudo que contribuiu para que o barco de Amyr fosse o mundo - repleto de tipos antológicos, apetrechos insuspeitados, como um 'enganchador de moças' e 'bichos peçonhentos' perfuradores de dedos aventureiros, e momentos de tensão em que dez segundos podem decidir o destino do navegador. O leitor acompanha o nascimento do interesse de Amyr pelos barcos, sua paixão pelas canoas de Paraty, as leituras desfrutadas no sótão e as histórias recolhidas pelo mar. Testemunha também as pesquisas, os testes e as viagens empreendidas para realizar o sonho de um barco capaz de passar anos inteiros nas terras geladas da Antártica e levar na tripulação crianças e suas fantasias infantis."

 

​​Para adquirir o livro (Livraria Saraiva)

​​Para adquirir o livro (Submarino)​

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Rapunzel nos mares do sul

 

A viagem do Rapunzel cruzando o Canal do Panamá, atravessando o Oceano Pacífico até a Polinésia, Austrália, Indonésia, Oceano Indico e Atlântico, completando a viagem de circunavegação. Um relato realista da viagem do Rapunzel com uma interessante análise do que é tentar retornar  a vida normal após viver livre das garras do “sistema”. 

 

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Rapunzel, uma família ao redor do mundo

 

O relato da viagem do Rapunzel do Brasil ao Caribe e até Canal do Panamá, no início de sua circunavegação. Como primeiro livro de uma série de relatos de viagem, ele mostra com clareza como um sonho pode se tornar realidade para os que ousam tentar. Além de relatos de viagem, o livro contém um extenso apêndice técnico com dicas sobre todos os temas da navegação de cruzeiro, planejamento, navegação e custos de um projeto de viagem.

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Um Giro pelo Atlântico

 

A mais recente viagem do veleiro Rapunzel ao Caribe, Açores, Portugal, Arquipélago da Madeira, Ilhas Canárias e Arquipélago de Cabo Verde. Um relato descontraído de uma viagem rápida e interessante, com 271 páginas e  mais de 140 fotografias. Na introdução, uma reflexão madura sobre o que é a vida de quem vive a bordo.

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Cozinhar a bordo, A prática culinária do Rapunzel ao redor do mundo

 

Um guia da culinária a bordo, com mais de 150 receitas do mundo todo, dicas do funcionamento da cozinha, planejamento, abastecimento, conservação e armazenagem de alimentos em uma embarcação em viagem. Compilado de registros feitos ao longo da viagem de circunavegação e da experiência de quinze anos de vida a bordo.

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Guia Náutico da Costa Brasileira

 

Guia de cruzeiro da costa Brasileira, de Belém do Pará ao Rio Grande do Sul. Criado originalmente em inglês em 1994, com a finalidade de facilitar a vinda de barcos estrangeiros ao Brasil, foi a primeira publicação do gênero disponível internacionalmente, sendo um dos responsáveis pelo aumento da procura do Brasil como área de cruzeiro nos últimos anos. No ano 2000, uma versão da obra em língua portuguesa foi lançada.

 

Para adquirir o Livro (VELAMAR Náutica)

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Cruising the coast of Brasil

 

Guia de cruzeiro da costa Brasileira de Belém do Pará ao Rio Grande do Sul, em língua inglesa, publicado pela primeira vez em Bali, Indonésia. Por mais de oito anos foi a única publicação completa do gênero, disponível em língua inglesa.

 

 

 

Para adquirir o Livro (Bluewaterweb)

 

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

Mar Sem Fim

 

"Como em um diário de bordo, "Mar sem fim" teria uma data curiosa para começar: 31 de outubro de 1998, Dia das Bruxas. Foi nesse dia que o navegador deixou a mulher, Marina, e as filhas em Paraty, decidido a realizar o grande projeto de sua vida: sua primeira volta ao mundo, realizada nas águas da Convergência Antártica - notável e precisa fronteira entre as águas frias do Norte e as águas geladas da Antártica. Ali estão os mares mais perigoso do planeta. Um percurso considerado um desafio,mesmo com os equipamentos sofisticados da navegação moderna. Amyr foi o primeiro a realizá-lo, navegando sozinho no veleiro Paratii."

 

Para adquirir o livro (Livraria Saraiva)

 

Indicado pelo tripulante do Rumo Magnético e Velejador Rico Floriani

"Parti para a minha mais longa travessia e mesmo que ela só durasse esse único dia, eu havia escapado do maior perigo de uma viagem da forma mais terrível de naufrágio: Não Partir"

 

Amyr Klink

Veleiro Rapunzel

"...o sonho se concretiza, a família muda-se para bordo do Rapunzel e sai para uma viagem de circunavegação do planeta."

O Homem que se encontrou

 

"Trustee from the Toolroom", último trabalho e uma das mais apreciadas obras de Nevil Shute — também lançado em versão condensada nas Seleções do Reader's Digest como "Um Túmulo na Areia" — é a divertida e bem-humorada crônica dos feitos de Keith Stewart, engenhoso projetista e designer de modelos para a "Miniature Mechanic's Magazine", que vivia muito satisfeito em Londres, trabalhando na sua oficina; uma existência pacata, caseira e sem surpresas até o momento em que a aventura bate à sua porta: para ajudar a recuperar a herança perdida de sua sobrinha de dez anos — em dificuldades após o desaparecimento dos pais nos mares do Sul — deve realizar uma imprevista e extraordinária viagem de volta ao mundo em que descobrirá amigos e irá encontrar fãs do seu trabalho nas situações e locais mais improváveis. ==== "Essa raridade — um livro confortador a respeito de um camarada decente e esforçado." —Edward Weeks (The Atlantic Monthly Magazine).

 

Para adquirir o Livro (Estante Virtual)

 

Indicado pelo passageiro do Rumo Magnético Sergio da Silveira Miranda

O Porto Distante

 

Durante a Segunda Guerra, quase toda a Esquadra brasileira – denominada de Força Naval do Nordeste – ficou subordinada à 4ª Frota americana, com sede no Recife. A guerra na Europa acabou em 8 de maio de 1945, embora os japoneses continuassem lutando no Oriente. Aviões e materiais bélicos ianques, que estavam na Europa, eram enviados para os Estados Unidos. No dia 4 de julho daquele ano, oCruzador Bahia, que estava estacionado próximo aos Penedos de São Pedro e São Paulo – servindo de Estação de Comunicações para a Força Aérea americana – explodiu. Em quatro minutos, soçobrou. Dos trezentos e setenta e dois tripulantes, só trinta e seis (menos de dez por cento), sobreviveram. O Inquérito apontou “erro de tripulante, manejando metralhadora antiaérea”.Sessenta e oito anos depois, o autor, O Oficial de Marinha (Retirado), descreve a vida de marinheiros do Brasil na guerra, e de posse de documentos tornados ostensivos pela Marinha Argentina, prova que o Bahia foi torpedeado pelo submarino alemão U-530. O porquê dos americanos encobrirem este crime de guerra – a maior catástrofe sofrida pela Marinha Brasileira em todos os tempos – é aqui revelado.

 

Para adquirir o livro (Estante Virtual)

 

Indicado pelo passageiro do Rumo Magnético Sergio da Silveira Miranda

bottom of page