top of page

Linhas de Igual Profundidade

__________________________________________________________

Edição e observações: Professor M.Sc. Ticiano Alves

Fundador e Editor-Chefe do Rumo Magnético

Coordenador do Programa Sagres / CRPNM / IFPB

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

  • MARINHA DO BRASIL. Roteiro da Costa Sul. Centro de Hidrografia da Marinha / Diretoria de Hidrografia e Navegação. 4ª Reimpressão. 2011.

Nas cartas náuticas é possível observar linhas que estão dispostas entre os números referentes as profundidades, estes últimos chamados de níveis de redução. Estas linhas são chamadas de linhas de igual profundidade ou curvas isobatimétricas (ISO de igual e bat).

 

Exceto em cartas de portos que tenham sido levantados com detalhes, a linha de 10 metros deve ser considerada como linha de precaução ou perigo, devido à possibilidade da existência de irregularidade no fundo não conhecida. Em levantamentos gerais da costa e de portos pouco frequentados, as necessidades da navegação não exigem o grande gasto de tempo que seria necessário para um levantamento detalhado.

 

Em costas rochosas, a linha de 20 metros constitui uma outra chamada de atenção, especialmente para navios de maior calado.



As cartas em que as linhas de igual profundidade não estão traçadas devem ser utilizadas com especial cuidado, porque isto significa que as sondagens não foram suficientes ou o fundo é tão irregular que não foi possível traçá-las com precisão.



Profundidades isoladas, indicando menos água do que a existente em suas proximidades, devem ser evitadas, especialmente se elas estiverem envolvidas por uma linha de perigo.

Linhas de igual profundidade próximas a costa

As diversas cores indicam diferentes profundidades no oeste do Oceano Atlântico centrado na Fossa de Porto Rico. Clique na imagem para ampliar.

bottom of page