Elementos de marés

Um dos mais importantes fenômenos oceanográficos são as Marés. Este presente artigo irá trazer um breve conceito de maré e posteriormente apresentará os elementos que a compôem.

"As Marés são movimentos de fluxo e refluxo das águas dos mares provocados pela atração que a Lua e secundariamente o Sol exercem sobre os oceanos."

posições relativas a bordo

__________________________________________________________

Edição:

Professor M.Sc. Ticiano Alves

Editor-chefe do Rumo Magnético

Fonte:

ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO - Marinha do Brasil. Meteorologia e Oceanografia. Módulo 4. Ensino a Distância. Rio de Janeiro. 1997.

Fonte: WIX

Fluxo e Refluxo de Maré

Fluxo (maré de enchente) – é o período em que o nível da água está subindo.
Refluxo (maré de vazante) – é o período em que o nível da água está descendo ou diminuindo.

Preamar e Baixamar

Preamar (PM) – é o maior nível da maré de enchente.
Baixamar (BM) – é o nível mais baixo da maré de vazante.

Fluxo refluxo de maré

Estofo de Maré - É o instante em que a maré, na premar ou na baixamar permanece parada, ou seja, são alguns minutos em que o nível do mar não se altera e, portanto, não há movimento das águas.

Corrente de Maré

São movimentos das águas no sentido horizontal e ocorrem no fluxo e refluxo, ou seja, no período em que a maré está enchendo ou está vazando. No intervalo de tempo em que a maré está enchendo, o sentido da corrente é, normalmente, do mar para terra; e quando a maré está vazando, o sentido da corrente é da terra para o mar.

Vale salientar que os ventos podem alterar o sentido das correntes de marés, dependendo das circunstâncias.