top of page

Distância entre dois pontos

__________________________________________________________

Edição e Comentários: Professor M.Sc. Ticiano Alves

Fundador e Editor-Chefe do Rumo Magnético

Coordenador do Programa Sagres / CRPNM / IFPB

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

  • MIGUENS, P. A. Navegação: a Ciência e a Arte. Volume I - Navegação Costeira, Estimada e em Águas Restritas. 1996.

 

 

CRÉDITO DA IMAGEM:

 

 

As distâncias na navegação são medidas em milhas náuticas. Vale ressaltar que cada milha náutica equivale ao comprimento de 1’ de arco de latitude, o que corresponde a 1.852 metros. Portanto, nas cartas náuticas, as distâncias são medidas na escala de latitudes. Nunca utilize a escala de longitudes para medir a distância entre dois pontos. Caso isso ocorra, poderá ocasionar graves acidentes ou consumo excessivo de combustível.


Para a realização desse procedimento, devemos colocar uma das pontas do compasso no ponto A e a outra ponta no ponto B. Posteriormente pegamos esta distância medida no compasso, levamos para a escala da latitude e fazemos a leitura de quantos minutos de latitude existem entre os dois pontos (cada minuto de latitude corresponde a uma milha náutica). No caso de grandes distâncias, divide-se o trecho e mede-se passo a passo.

Uma dica que facilita a medida de longos trechos é você primeiramente ir à escala das latitudes, pegar um valor fixo, levar para a reta que liga os dois pontos e contar quantas vezes aquela distância se repete. Na figura abaixo, pegou se o valor de 60’ de latitude (correspondente a 1° de latitude), levou o compasso com essa medida para a reta e foram contados 4 x o valor contido no compasso, que corresponde a 4 x 60’ = 240’ de latitude = 240 milhas náuticas.

bottom of page