As Aventuras de Jotão

A minha Grande Aventura - Etapas 1 e 2

Etapa 1

Rio – Arraial do Cabo – Búzios, perfazendo 88 milhas navegadas durante cerca de 22h. Zarpamos do Rio, na data prevista, por volta das 16h. Já na saída da baía da Guanabara nos deparamos com ventos fortes, correntes conflitantes e ondas altas, batendo forte no veleiro. Para amenizar passamos entre as ilhas da Mãe e do Pai, na saída da baía da Guanabara, numa região abrigada por uma das ilhas. Em seguida, rumando para leste (90°) seguimos para Búzios. Durante todo o trecho ventos forte e ondas altas fustigavam a embarcação. Todos a bordo enjoaram muito e alguns acabaram por chamar o “HUGO” (vomitaram). Eu, marinheiro de primeira viagem mesmo, senti muito desconforto. Cheguei a Búzios “morto”.

Ficamos em Búzios apenas um dia, íamos ficar três, e já zarpamos em seguida, visto que as previsões de fortes ventos e ondas anteciparam em dois dias a nossa partida.

Etapa 2

Búzios – Vitória, perfazendo 187 milhas navegadas, durante cerca de 48h. Neste trecho tivemos nossa velocidade prejudicada pelo rompimento do estai da genoa e não pudemos contar com esta vela. Navegamos bastante com a ajuda do motor. Chegamos a Vitoria com 72h de navegada, que transcorreu de certa forma, calma, e com 24h de atraso, do tempo estimado. Em Vitória o barco ficou parado uns sete dias reparando o estai, a genoa e outros reparos necessários.