top of page

Há dois tipos de cartas digitais – cartas raster e cartas vetoriais. Uma carta raster é uma imagem digitalizada e passiva de uma carta impressa em papel, enquanto uma carta vetorial é uma base de dados digital de todos os objetos (pontos, linhas, áreas etc.) representados em uma carta.

Cartas Raster (RNC) X Cartas Vetoriais (ENC)

______________________________________________________

Postado pelo Professor M.Sc. Ticiano Alves

Editor-Chefe do Rumo Magnético

Coordenador do Programa Sagres

RNC - Carta Náutica Raster

 

RNC é a abreviatura em inglês de “Raster Navigational Chart”. RNC são cópias digitais raster de cartas oficiais impressas em papel. As RNC estão em conformidade com a Especificação de Produto S-61 da OHI. De acordo com a definição de carta náutica do Capítulo V da SOLAS, as RNC somente podem ser produzidas por ou sob a autoridade de, um Governo, um Serviço Hidrográfico autorizado ou outra instituição governamental própria. 

 

As RNC possuem os seguintes atributos: 

  • As RNC são um fac-símile de uma carta náutica oficial impressa em papel; 

  • As RNC são produzidas de acordo com padrões internacionais estabelecidos pela OHI. 

 

As RNC são regularmente atualizadas com informações oficiais. Estas atualizações são distribuídas em formato digital. 

 

Os padrões de desempenho da OMI para ECDIS estabelecem que, onde não houver ENC disponíveis, RNC podem ser utilizadas em ECDIS para cumprir as exigências de dotação de carta a bordo. Entretanto, quando um ECDIS estiver sendo usado com RNC, estas deverão ser usadas em conjunto com “uma andaina apropriada de cartas náuticas em papel atualizadas”. 

Clique na imagem para ampliar.

Imagem: ANI (2012)

 

A opção para o uso de RNC em ECDIS reduzirá substancialmente à medida que mais e mais ENC estejam disponíveis. 

 

Em virtude de sua natureza, as RNC quando utilizadas em ECDIS não proporcionam o mesmo nível de funcionalidade propiciado pelas ENC. Os limites de operação com RNC são descritos nas Circulares 207/Rev.1 e 255 do SN da OMI (ver Anexo desta postagem).

 

A DHN (Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil) já dispõe de grande parte de seu catálogo de cartas no formato Raster BSB, estando o processo de comercialização e distribuição das mesmas em fase de implantação.

 

As cartas Náuticas Raster estão disponibilizadas gratuitamente para download no formato NOAA-BSB versão 3.0. 

 

Vale salientar que a utilização das cartas Raster não dispensa o uso concomitante das cartas naúticas em papel, atualizadas até o último Aviso aos Navegantes.

 

Recomenda-se especial atenção para a necessidade de adoção do datum WGS-84, tanto no receptor GPS quanto no programa de visualização utilizados.

 

CLIQUE AQUI e confira a lista de Cartas Náuticas Raster disponíveis para download gratuito.

 

Para abrir as Cartas Náuticas RNC, o Rumo Magnético recomenda o software OpenCPN.

ENC - Carta Náutica Eletrônica

 

ENC é a abreviatura do termo inglês “Electronic Navigational Chart”. Uma ENC é uma carta vetorial, produzida por ou em nome de uma Organização Governamental que cumpre a Especificação de Produto da OHI para ENC que é parte do padrão de transferência de dados de carta conhecido como S-57. Quaisquer outros dados de carta vetorial são não oficiais e, portanto, não cumprem as exigências de dotação de carta a bordo pela SOLAS. 

 

As ENC têm os seguintes atributos: 

 

  • O conteúdo das ENC é baseado em fonte de dados de levantamentos realizados por serviços hidrográficos ou nos dados constantes em cartas ofi ciais impressas em papel; 

  • ENC são compiladas e codificadas em conformidade com padrões internacionais estabelecidos pela OHI; 

  • As posições nas ENC referem-se ao Datum do Sistema Geodésico Mundial 1984 (WGS84). Estas são compatíveis com as posições do GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite); 

  • ENC são editadas somente  por  um Serviço Hidrográfico autorizado pelo Governo ou outras instituições governamentais pertinentes; e 

  • ENC são regularmente atualizadas com informações oficiais que são normalmente distribuídas em forma digital.

 

As informações contidas nas cartas vetoriais são organizadas em camadas, permitindo seleção, análise e apresentação de elementos de forma personalizada ou automática, havendo interação do navio com cada um de seus elementos.

 

Além disso, as cartas vetoriais, por serem baseadas em banco de dados, não possuem limites definidos e tem a capacidade de incorporar informações de diversas fontes (Roteiros, Lista de faróis, Tábuas das Marés, Avisos aos Navegantes, Meteorologia, etc). 

 

De acordo com os requisito de dotação de equipamentos e sistemas de bordo estabelecidos na Regra 19 do capítulo V da Convensão Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no MAR (SOLAS, 1974) a utilização de ENCs apoiada num Sistema de Informação e Visualização de Carta Eletrônica - ECDIS (Eletronic Chart Display and Information System), pode dispensar o uso concomitante das cartas em papel. Caso haja um segundo ECDIS a bordo, como dispositivo de reserva, fica dispensada a exigência de dotação de cartas em papel.

 

Atualmente o CHM encontra-se desenvolvendo a sua base de dados, tendo obtido o certificado ISO 9001/2002 para a construção das cartas náuticas.

 

Somente fornecedores de serviços autorizados e seus distribuidores vendem ENC; o fornecimento de informações para atualização é uma parte essencial de seus serviços. Esses fornecedores de serviço aos usuários são designados tanto diretamente pelo Serviço Hidrográfico que as originou ou por um Centro de Coordenação Regional de ENC (RENC) agindo em nome dos Serviços Hidrográficos participantes. 

 

Abaixo segue os links para páginas em inglês dos Centros Regionais Autorizados de Distribuição de Cartas ENC:

 

Clique na imagem para ampliar.

Imagem: GÜNTER SAILING (2012)

FONTE BIBLIOGRÁFICA:


MARINHA DO BRASIL. Centro de Hidrografia da Marinha. <https://www.mar.mil.br/dhn/chm/chm_new/index.htm>. Acesso: Junho de 2012.


ORGANIZAÇÃO HIDROGRÁFICA INTERNACIONAL. Fatos sobre cartas digitais e exigências de sua dotação a bordo. <https://www.mar.mil.br/dhn/chm/cartas/download/cartasbsb/S_66%20Edicao%20Completa.pdf>. Acesso: Junho de 2012.

bottom of page